quinta-feira, 26 de abril de 2012

IV Semana de Direitos Humanos


IV SEMANA DE DIREITOS HUMANOS

              O Grupo de Assessoria Popular (GAP) participou da IV Semana de Direitos Humanos, Cidadania e Acesso à Justiça do SAJU/UFRGS que ocorreu entre os dias 26 e 30 de março no Salão Nobre da Faculdade de Direito.
          Na noite do dia 28 participamos com o painel que tratava sobre “Conflitos entre o Direito à Moradia e o Direito Ambiental”, no qual propomos mostrar que devido à proliferação de processos informais e irregulares de ocupação da terra urbana esses dois direitos fundamentais entram em conflito. Afinal, muitas vezes parece difícil conciliar moradia, desenvolvimento e meio-ambiente. 
             Para compor nosso painel contamos com a presença da professora Dirce Suertegaray, doutora em Geomorfologia pela USP e Professora de Geografia da UFRGS; do Jeferson Henrique, diretor de meio ambiente da FEGAM e secretário de habitação da AMOVITA e da professora Roberta Baggio, doutora em Justiça Ambiental pela UFSC e Professora Adjunta de Direito da UFRGS.
            
   Abaixo o link de uma das palestras:



JOGO DA CIDADE NA IV SEMANA DE DIREITOS HUMANOS

  Nossa participação na IV Semana de Direitos Humanos, Cidadania e Acesso à Justiça do SAJU/UFRGS foi complementada na tarde do dia 29 de março, quando expusemos ao público o Jogo da Cidade: Problematização e diálogo na construção do ambiente urbano digno.
              Nossa proposta era a interação da sociedade na criação e manutenção de uma cidade por meio de decisões e investimentos, com a divisão em grupos, cada um teria a sua cidade e deveria melhorar suas áreas ao longo de 4 anos, com base em uma verba fixa e problemas ou gratificações a cada ano devido as escolhas feitas pelo grupo. A cidade era dividida em: classe A, classe média, centro, bairro comercial, bairro popular, bairro industrial, parque ecológico e vila.



Nenhum comentário:

Postar um comentário